Uma das grandes dificuldades dos negócios que cobram mensalidades dos seus clientes, envolvem a forma de pagamento. E é para resolver isso, que muitas empresas estão optando pelo débito recorrente.
Enquanto alguns estabelecimentos apenas aceitam pagamento em dinheiro ou cartão de crédito, aqueles que também possuem a opção de débito recorrente acabam se destacando perante à concorrência.
Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de pagamento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!
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ToggleO que é débito recorrente?
De maneira simplificada, o débito recorrente é uma facilidade para que clientes consigam pagar mensalmente determinado serviço, como academias, escolas ou cursos. Dessa forma, é possível pagar a mensalidade todos os meses, sem comprometer o limite do seu cartão de crédito. Assim, ele pode continuar realizando suas compras normalmente e ainda pagar a mensalidade.
Para compreender melhor como funciona, digamos que ao se matricular numa academia, é provável que o valor seja mais barato se você fechar planos trimestrais, semestrais ou anuais. Nesse cenário, você precisaria assinar o contrato para o período todo, ou seja, teria que se comprometer a pagar o valor de todas as parcelas. Por isso, muitas academias têm oferecido a opção de débito recorrente, pois garante o recebimento do valor, mas sem atrapalhar o cliente.
Se o valor do plano anual for R$2.400,00 a academia pode cobrar apenas R$200,00 por 12 meses. Assim, o valor ocupado do cartão será de apenas 200 reais e não o valor total. Além disso, um dos principais benefícios do débito recorrente é a fidelização dos clientes. Para a empresa, nada muda, só precisa ter um contrato com a operadora do cartão de crédito, que permita a operação de débito recorrente
Quais são as vantagens?
O débito recorrente apresenta vantagens tanto para o cliente quanto para o empreendedor, afinal de contas, numa relação de compra e venda, quando um dos lados se beneficia, o outro também consegue pontos positivos. Confira abaixo algumas vantagens:
Quais as vantagens para as empresas?
Previsão de Faturamento
Para as empresas que trabalham com mensalidades, o débito recorrente auxilia muito na gestão financeira. Com essa forma de pagamento, o empresário consegue ter uma noção de quanto receberá em um determinado período.
Com essa visão concreta em mãos, é possível planejar melhor o fluxo de caixa e até se programar em relação a novas contratações e aquisição de novos produtos, por exemplo.
Controle de pagamentos
Se a sua empresa tem muitos clientes, a gestão de pagamentos pode ser um desafio. Com o débito recorrente, você tem a oportunidade de integrar o sistema cadastral com a lista de pagamentos, o que facilita o monitoramento e visualização dos pagamentos.
Aumento no número de assinaturas
Para os clientes que precisam da possibilidade de realizar um pagamento em várias parcelas e sem gerar juros sobre isso, vão passar a enxergar na sua empresa com bons olhos.
Até porque, todos querem pagar menos (conforme costuma ser um plano anual, por exemplo), mas sem precisar comprometer toda sua renda do mês.
E para os clientes, quais pontos positivos?
Facilidade ao cliente
O pagamento através do débito recorrente é mais seguro e fácil para o cliente, que passa a ter a garantia que aquele pagamento será feito automaticamente, sem ter que se preocupar em lembrar de pagar mais uma conta.
Além disso, ele também não ocupa o limite do cartão de crédito, o que deixa o consumidor mais tranquilo para pagar outras compras.
Redução da inadimplência
Para o cliente, um dos principais pontos positivos está na redução da inadimplência. Isso porque, com o pagamento feito de maneira parcelada e automática através do débito, fica mais fácil de pagar as parcelas.
Qual a diferença entre débito e crédito recorrentes?
Em ambos os casos, o crédito e o débito recorrentes servem para que o pagamento seja feito de forma periódica, automática de um plano ou assinatura. No entanto, no caso do débito, todos os meses, na data estipulada, o valor é descontado da conta bancária do cliente.
Por exemplo, imagine que o valor anual da academia seja de R$1500,00. A cada mês, na data escolhida, será debitado R$125,00 da conta da pessoa, durante 12 meses.
Já no crédito recorrente, a cobrança é feita através do cartão de crédito, mas sem utilizar o limite do cartão do cliente. Assim, todos os meses, o valor da parcela entra na fatura do cartão de crédito.
Essas são duas modalidades parecidas, e o que difere uma da outra, é que em um caso a mensalidade é cobrada diretamente da conta bancária, enquanto a outra, é cobrada na fatura do cartão de crédito.
Como gerenciar uma receita recorrente?
Para que você consiga gerenciar a receita recorrente que a sua empresa irá receber, é muito importante impor métricas para um acompanhamento adequado. Isso deve ser implementado desde nas operações financeiras como receitas, até em possíveis despesas que a sua empresa possa ter.
Confira a lista de métricas que você pode utilizar com este intuito:
- CAC = Custo de Aquisição por Cliente. Aqui, você vai compreender quanto de dinheiro você demanda para conquistar novos clientes. Assim, você poderá compreender melhor se é preciso continuar na mesma estratégia de vendas, ou então, mudar o que tem feito;
- Churn Rate = Taxa de Cancelamento. É muito importante que você fique atento ao percentual da taxa de cancelamento dos seus clientes. Dessa forma você consegue tomar providências para mudar aspectos que estão afastando o público da sua empresa;
- Customer Lifetime = Tempo de vida do cliente. Você sabe qual é o período médio que os seus clientes ficam vinculados ao seu negócio? A resposta dessa pergunta pode auxiliar a definir o grau de satisfação do consumidor e quais estratégias você pode tomar para melhorar esse panorama.
Fonte: Conta Azul